PD E PLANMOB: Iplan discutirá projetos de lei com a população

Por Millena Sartori

Documentos já estão disponíveis para análise no site dos Planos

O Instituto de Pesquisa de Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) agendou para o dia 13 de março a 6ª e última audiência pública relativa à revisão do Plano Diretor e à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). No encontro, serão apresentadas e discutidas as minutas dos projetos de lei que foram criadas durante a produção dos documentos e devem nortear as diretrizes e o planejamento da cidade para os próximos dez anos.

Conforme explica a arquiteta do Iplan Karla Stamoulis o material já está disponível no site dos planos. “Estamos na fase final, que consiste no Plano de Ação de Investimentos e institucionalização do PDM e PlanMob. Enquanto o primeiro contém propostas de investimentos, o segundo inclui a reformulação de diversas leis – e é sobre tudo isso que queremos discutir com a população”, aponta a arquiteta.

As minutas de anteprojetos de lei, as leis urbanísticas, o sistema de planejamento e gestão, os ajustes da estrutura organizacional e a nova proposta para o zoneamento da macrozona urbana encontram-se disponíveis nesse link.

“Na audiência, após apresentarmos as propostas, abriremos espaço para a população dar a sua contribuição nesta fase final. Quem preferir, também pode, a partir dos arquivos online, entrar em contato conosco previamente pelo e-mail iplan.pg@gmail.com ou por protocolo na Praça de Atendimento”, anuncia a arquiteta do Iplan.

Após o encontro, os relatórios e minutas serão finalizados e devem ser encaminhados para aprovação da Câmara dos Vereadores em meados de abril.

Entenda os planos

Segundo o Estatuto das Cidades, disposto na Lei Federal nº 10.257/2001, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, parte integrante do processo de planejamento municipal. O documento norteia legislações e plano os municípios para um período de dez anos. Conforme explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Ciro Ribas Jr., o PD organiza o crescimento da cidade e orienta as prioridades de investimentos.

“Para aproveitar a revisão do PD também desenvolvemos o projeto do PlanMob, que projeta a otimização da mobilidade urbana da cidade. Ambos foram elaborados simultaneamente, completando-se e utilizando a participação da sociedade através de audiências públicas e oficinas comunitárias que foram desenvolvidas neste último ano”, ressalta Ribas.

FONTE: PORTAL PMPG